Pt | Eng

Notícias

IBM disponibiliza Watson em novo serviço de cloud

Publicado dia 15 de Setembro, 2014


A IBM está a colocar o seu sistema de inteligência artificial Watson à disposição de investigadores como serviço na nuvem.


A IBM anunciou que está a disponibilizar o seu sistema de inteligência artificial Watson para investigadores como um serviço na nuvem.

Universitários, empresas farmacêuticas e centros de investigação comerciais têm utilizado o Watson – que foi inicialmente concebido para compreender a linguagem humana – para analisar e testar hipóteses nos seus dados, juntamente com os dados mantidos em milhões de artigos científicos disponíveis em bases de dados públicas.

Algumas entidades já têm vindo a experimentar o serviço em cloud, mas ele apenas está oficialmente disponível esta quinta-feira, de acordo com Rob Merkel, vice-presidente do Watson Healthcare Group da IBM. Merkel recusou falar sobre o custo do serviço.

Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy, considera que é uma boa ideia para as universidades ou instalações comerciais de investigação usarem o Watson como um serviço na nuvem.

Este modelo de “software-as-a-service” (SaaS) “permite experimentá-lo, diminuindo o risco de ter infra-estrutura ‘in house’ antes de a testar”, explicou. “Esta é uma boa maneira para as universidades e as empresas farmacêuticas experimentarem e ver se o Watson traz valor e se funciona em escala”.

Isto, de acordo com Moorhouse, é algo bom para a IBM, que gostaria de vender mais sistemas deo tipo do Watson.

Dan Olds, analista do The Gabriel Consulting Group, também considera que usar o Watson como parte de um serviço na nuvem é uma óptima ideia da IBM.

“Colocar o Watson como um serviço é uma maneira muito melhor para obter potenciais clientes que possam testar a tecnologia”, disse. “É um primeiro passo fácil que permitirá aos clientes verem se o Watson é para eles, sem ter que desembolsar um monte de dinheiro pelo que é, essencialmente, um supercomputador”.


Comentários

Deixe o seu comentário